Abas

Refrigerante x Saúde | Consequências da ingestão de refrigerantes no organismo


Olá!

Prontos para o fim de semana??? (E quem não está... rsrs) 

Quem aí já está no projeto verão 2014?? E quem aí faz projetos por não só um verão, mas uma vida saudável?!?

O assunto de hoje é um pouco mais sério e estou aqui para falar de saúde, muito mais do que estética.

Todos sabemos ou já ouvimos alguém falar que "refrigerante faz mal, engorda, dá celulite, corrói os ossos, etc".. não é mesmo? Pois venho falar das reais consequências que o consumo de refrigerantes gera ao organismo (falo refrigerantes em geral, não pretendo falar de marca em particular, apesar de que ao falar em refrigerante é inevitável que nos venha à mente marca(s) específica(s) - hehe).


Não pretendo "fazer a cabeça" de ninguém, muito menos tentar sabotar o produto, mas os riscos estão aí e acho que devem ser divulgados pelo maior número de pessoas. (Já aviso, o post é longo! Mas vale a pena parar uns minutinhos para ler o texto completo :D)

Abaixo trouxe um texto em que o autor demonstra ter realizado um estudo com a finalidade de produzir uma marca de refrigerantes nos EUA. Percebe-se que o texto expressa a opinião bem pessoal do pesquisador. Enviei o relato para a minha irmã mais velha, que conhece o engenheiro de alimentos de uma marca famosa de refrigerantes, e ele extraoficialmente confirmou a veracidade do conteúdo, bem como informou que na família dele ninguém toma refrigerantes em geral. Isso para vocês terem noção da gravidade do assunto.

Pode ser que vocês já tenham visto o texto pela internet, mesmo assim acho bem válida a leitura. Desconheço o autor, se alguém souber deixa nos comentários, ao final tem uma indicação nutricional com a respectiva fonte:

"Aula sobre refrigerantes

Na verdade, a fórmula ‘secreta’ da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão 'cair matando'.

Entre outras coisas, fui eu quem teve de aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly aqui (nos EUA), que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

Tive de aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito 'etc e tal'. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock-car.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50 mg de sódio na lata) e você verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser ‘very low sodium’) que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de ‘açúcar’ (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro… Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA !

- Fórmula da Coca-Cola?…
Simples: Concentrado de Açúcar queimado – Caramelo – para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose – açúcar (HFCS – High Fructose Corn Syrup – açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o ortofosfórico ‘chupa’ todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão… (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.
O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e aromatizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

- Refrigerante DIET
Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc… Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar ‘edge’ no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai… A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e geloMais nada !!! Nem açúcar, nem sal."


INTERESSANTE!
Quando você acaba de beber um refrigerante

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**

Primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
20 minutos: O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).
40 minutos: A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
45 minutos: O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)
50 minutos: O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.
60 minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço.

Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.
(Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett – Faculdade de Educação Física da UFMT Mestrado da Nutrição da UFMT – Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo – Consultoria em Performance Humana e Estética )

Para quem tiver interesse, relacionei dois vídeos que me auxiliaram. Meu namorado e eu, por exemplo, não tomamos refrigerantes (qualquer tipo) já faz 1 ano, e as melhoras são perceptíveis, mas essa escolha fica a critério de cada um!!





E para descontrair, segue o vídeo dessa fofura, que é "febre" virtual:


Bom pessoal, por hoje é isso, espero que reflitam sobre o conteúdo e optem pelo melhor para vocês - isso em plena véspera de fim de semana né Dona Andressa... hehe

Tenham um ótimo fim de semana!! Muito iluminado, cheio de boas energias e repleto de disposição!
Beeijos!


6 comentários :

  1. Oi, deixei um selo Liebster para si no meu blog.
    Se quiser deixar comentário e seguir ficarei muito agradecida :)
    Beijinhos
    http://tuttifruttibyam.blogspot.pt/2013/08/liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!! Programando o próximo post: Liebster Award :D

      Excluir
  2. Oi Andressa, exatamente,é como uma droga, e tão viciante quanto..
    Graças a Deus ja cortei da minha alimentação!!
    beijos sucesso viu
    Blog|Fanpage|Grupo -Vamos emagrecer juntas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa!! É isso aí, afinal, se nos cuidamos e nos amamos, por que não começar excluindo aquilo que nos faz mal, não é mesmo??

      Bom que gostou!
      Beijão, Volte sempre!!

      Excluir
  3. Tu sabe que eu nunca dei bola para o que as pessoas falavam de refrigerantes "cola" em geral. Não que eu tome muito, as vezes bebo durante a semana "pra descontrair". Mas lendo esse teu artigo achei interessante a colocação e o estudo que fizeste. Acho que vou tomar minha ultima latinha que tenho na geladeira, e não sei se tomo mais não... Gosto muito de Guaraná gaseificado (Kuat, antartica....) tens alguma avaliação sobre eles?
    Abraços, Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo!
      Então, o estudo foi feito para todos os refrigerantes, os "cola" em geral possuem ácido ortofosfórico, que é altamente prejudicial à saúde, já os outros possuem ácido cítrico (em maior quantidade que os produtos industrializados em geral) o que também prejudica a saúde, ainda que em menor potencialidade que os "cola".
      A quantidade de conservantes e componentes para contrabalancear um ao outro é enorme, tanto nas colas quanto em qualquer outra variedade. O texto fala especificamente da Coca-Cola, mas se tu prestares atenção, ele fala que todos os refrigerantes são assim...
      Eu retirei absolutamente todos os refrigerantes da minha vida, isso ha 3 anos já, os benefícios foram vários na minha saúde, e mesmo psicologicamente, a disposição é outra!
      No início as pessoas estranham "como assim, não tomas refrigerante?", mas respeitam e com o tempo até se inspiram, já ouvi muito "queria muito ter essa persistência". Depois de um tempo tu acostuma e nem tem mais vontade, eu olho o refrigerante à mesa e consigo perfeitamente equipará-lo a qualquer produto de limpeza, sem que me desperte vontade nenhuma em bebê-lo...
      Boa sorte com os novos hábitos, eles te trarão mais qualidade de vida, com certeza! Parabéns!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...