Abas

Unhas - Como parei de roê-las


Olá Lindonas!!

O assunto hoje é sobre unhas! Pois siim, essas danadas (por anos) me deram muita dor de cabeça, querem saber como?! Vamos lá que eu conto!

Roer Unhas
Estou pensando seriamente em COMO desenvolverei esse post, tentarei encurtar ao máximo a trama, procurando passar a vocês o mais importante sobre a rotina de cuidados que me ajudou e o fator psicológico que muitas vezes acaba sendo o cerne do problema. (como diria um programinha que eu assistia: "senta que lá vem a história"!)

Em síntese, por volta dos meus 3 ou 4 anos de idade descobri nos meus dedos as unhas, aquelas "pontinhas durinhas" que a mamãe cortava com frequência. Desde então, por iniciativa própria, eu comecei a mordiscá-las... bem, o que vem depois todas nós sabemos: O típico drama de uma roedora de unhas! Por anos (confesso, até dois anos atrás) eu tive de conviver com esse hábito terrível, e o pior, a responsabilidade disso tudo sempre foi única e exclusivamente MINHA!

Demorou para eu perceber o mal ao qual me submetia, fora o fato de eu sempre esconder as mãos quando estava entre amigos e até familiares, mas não pensem que eu me importava, pois era bastante cômodo para mim. Besteira, não é mesmo? Mas nem sempre eu pensei assim, na minha antiga forma de pensar escondê-las não era nada, perto da distração que eu tinha ou do "alívio" que eu sentia em descontar momentos de ansiedade roendo as unhas, sendo que o movimento de levar a mão à boca já era automático, eu fazia sem pensar.

Com o passar do tempo (e diante do exemplo das unhas da minha irmã mais velha, que sempre foram impecáveis -beijo mana! *--*), eu passei a notar mais as unhas alheias e a me incomodar cada vez mais com o aspecto feio das minhas. Se havia alguma reunião em família, ou até mesmo algum encontrinho entre amigas, lá estava eu preocupada com as unhas. Quando comecei a trabalhar então... nem se fale! Eu trabalho com processos o dia inteiro desde os 15 anos, os autos (e a papelada em geral) são naturalmente sujos, passam de mão em mão, e eu tinha de passar álcool gel nas mãos o tempo inteiro, pois me conhecia, quando eu menos esperava lá estavam os dedos na boca, assim, parecia até que tinham vontade própria. Foi nesse período (trabalho e faculdade) que comecei a questionar se o que eu tinha era apenas um hábito e se esse hábito decorria de algum fator mais sério.

Gente, eu sou ansiosa por natureza, fato! Fico eufórica diante de alguma novidade e se surge algum projeto/trabalho novo eu me dedico ao máximo. Isso nem sempre é bom, pois muitas vezes mexe não só com o nosso psicológico, como também com as nossas condições físicas, com a nossa capacidade de descansar a mente ou com a nossa produtividade de forma geral. 

Esse foi um período muito marcante na minha vida, e venho compartilhar com vocês pelo fato de acreditar que, assim como aconteceu comigo, possa incomodar muitas outras pessoas.

A CHAVE: Eu parei de roer unhas por muita força de vontade, coloquei na minha cabeça que não queria mais aquilo pra mim e assim tem sido até hoje! Com certeza isso foi o principal, mas contei muito com a ajuda do meu namorado (-beijo 'mor!) e o incentivo das manas e da mamãe, que sempre elogiavam quando minhas unhas cresciam e estavam bem feitas. Também adquiri alguns cuidados frequentes que me auxiliaram muito na luta contra a onicofagia (como é tecnicamente denominado o hábito de roer unhas). Vamos ao quadrinho?

Unhas

Há pessoas que preferem não contar que estão parando de roer as unhas, isso para não ficar aquela cobrança caso haja alguma recaída (parece até que eu to falando de algo mais grave -rsrsrs), mas eu optei por dividir esse momento com os mais próximos, até mesmo porque chegou uma hora que se tornou visível e todos lá em casa comentaram. Não vou dizer que não sofri cobrança, sim, meu namorado me olha com cara feia até quando eu levo a mão ao rosto! hahaha eu sempre tenho que olhá-lo e dizer para se acalmar, pois não estou roendo as unhas -vê se posso, mas todo o apoio foi e até hoje é recompensador e me motivou muito a parar de vez!

Pessoal! HELLOOU, como a pessoa que rói unhas não percebe a mania medonha que possui? As pessoas falam abertamente para pararmos de roer unhas (às vezes até de mais), mas não adianta, tem que dar um "CLICK" na pessoa, eu mesma custei muito a perceber isso, e hoje tenho arrepios só em pensar na minha unha sendo arrancada (Ui!).

Ainda acredito na ansiedade como fator principal da mantença desse "vício" (ou doença, como prefiram chamar), para cessação do hábito dependerá de inúmeros fatores, alguns advindos do equilíbrio emocional,  outros da organização com as tarefas diárias e acredito também na melhora em decorrência da capacidade de cada um em aproveitar os momentos de lazer e descanso. Eu, por exemplo, continuo passando constantemente por períodos eufóricos, momentos de hiperativadade e situações de tensão, o que difere o hoje do antigamente (2 anos atrás -rsrs) é a minha maneira de agir e ver as situações, hoje eu procuro não tomar atitudes impensadas (como levar a mão à boca sem sequer perceber), mas não nego que possuo manias novas, porém mais saudáveis. xD

Procure uma ajuda psicológica se for o caso, o que não pode acontecer é você continuar se flagelando, como eu fazia. Isso mexe muito com a autoestima e só percebemos muito tempo depois.

Para motivá-las separei algumas imagens, espero que inspire as roedoras de plantão a cuidarem dos seus lindos dedinhos! Preparadas? (clica na foto que aumenta!)

Fonte: esmaltesdakelly.com
Fonte: esmaltesdakelly.com
                         

Unhas
Fonte: Google


Unhas
Fonte: esmaltesdakelly.com
                                

Unhas
  Fonte: Google

Para quem quiser ver mais imagens de unhas lindas, eu indico o site da queridíssima Kelly - Esmaltes da Kelly, corre lá que vale muito a pena!

Por hoje é o que temos minhas lindas!! Lembrem-se sempre de buscarem o melhor para si, pois a mudança, em regra, acontece de dentro para fora!

E vocês, possuem alguma mania ou hábito tinhoso que pretendem abandonar? Deixem nos comentários!

Em breve eu volto com mais dicas!
Beeijos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...