Abas

Pele - Tipos e quais produtos usar?


Olá Lindonas!!


Em clima de inauguração, resolvi elaborar o primeiro post escrevendo sobre algo que é extremamente importante: Os tipos de pele e o uso de produtos específicos para cada tipo.

Primeiramente, antes de sair comprando aqueles produtinhos MARA que vemos divulgação em todos os lugares e logo ficamos loucas para adquirir, faz-se necessária a identificação do seu tipo de pele para saber se realmente terão utilidade na sua nécessaire, com a garantia do efeito e qualidade propostos, a fim de evitar, também, eventuais complicações dermatológicas ou gastos desnecessários.

A necessidade de saber qual é o seu tipo de pele varia desde a forma correta e a frequência com que se deve higienizá-la, até o momento de escolher o protetor solar, hidratantes, demaquilantes, produtos de tratamento em geral e específicos, vez que essa informação também é fundamental para a adequação dos produtos (e suas composições) corretos a serem aplicados na maquiagem.

Mas como saber qual é o meu tipo de pele, e quais produtos usar?
Pele

Inicialmente, o recomendado é que se faça uma avaliação profissional com um dermatologista, a fim de classificar a sua pele. O profissional identificará as características de cada ponto específico na extensão do seu rosto e corpo, podendo indicar quais os produtos adequados e quais devem ser evitados para cada parte a ser tratada, bem como quais as deficiências que eventualmente possam haver e, caso haja, qual o tratamento correto a ser seguido.

No entanto, na impossibilidade de consultar um profissional, podemos fazer uma auto-avaliação, para descobrir a classificação e características. A auto-avaliação não realiza uma classificação detalhada e aprofundada, mas pode servir como um auxílio na hora de comprarmos cosméticos, podendo ainda ser realmente eficaz se vocês não têm grandes problemas ou dúvidas quanto à sua pele.



Na internet é possível encontrar uma imensidão de testes para auxiliar na classificação da sua pele, eu escolhi esse AQUI, por parecer ser bem prático e cuja realização é online, o que facilita muito a nossa vida. Conforme a descrição, ele serve para avaliar a tendência da pele de quem o está realizando, frise-se tendência, pois ele não diz exatamente que sua pele é "oleosa" ou "seca", por exemplo, mas sim as características dela embasadas nas respostas ao questionário. Esse teste foi elaborado, segundo informação no site, pela Dra. Érica Monteiro (dermatologista e especialista em cosmiatria e estética) e consiste em um questionário de 64 perguntas desenvolvidas pela Dra. Leslie Baumann, visando classificar os 16 tipos de pele, segundo elas, existentes. Quem quiser, pode visitar o site oficial (em inglês) que aplica o teste Skin Type Solutions, sugerindo, inclusive, ativos e produtos mais adequados conforme os resultados.

Gente, eu sabia que a variedade de peles ultrapassava os conceitos normal, seca, oleosa e mista popularmente conhecidos, mas sequer imaginava que eram tantos (16), e acredito na descoberta de tantos outros pela frente! Por isso ressalto a importância de se realizar uma avaliação caprichada, de preferência por um profissional, a fim de saber corretamente qual é o seu tipo de pele e quais os cuidados a serem tomados! Respondam o teste francamente, lembrando que ninguém além de vocês terá acesso ao resultado, sugiro também que o façam de tempos em tempos, pois as necessidades da pele podem variar conforme a idade e a mudança de estação.

Além do teste acima referido, a revista Corpo a Corpo publicou em 2012 um (mini) teste para os leitores descobrirem qual tipo sua pele se aproxima. Trata-se de uma avaliação mais superficial, feita através de seis perguntas. O teste pode ser feito através DESTE LINK e acredito que classifique as respostas em apenas três das categorias básicas, quais sejam, oleosa, mista ou seca.

Abaixo, descrevi algumas características dos 4 principais tipos de pele, aqueles que a maioria conhece.

fonte de consulta: cuidadoscomapele.org

Ok, agora que temos a informação de qual é o nosso tipo de pele e quais as características básicas dela, vamos aos cuidados que podemos adotar a fim de melhorar o aspecto e eficácia, inclusive na hora da make. Ressalto que não citarei marcas de produtos, mas informarei uma forma indicada para higienizar, bem como alguns fatores na composição que são mais (ou menos) indicados para os cuidados de cada pele, vejamos:




CONSIDERAÇÕES GERAIS

Listei abaixo alguns procedimentos que são comuns para todos os tipos de pele, vejamos:

 LIMPAR + TONIFICAR + HIDRATAR - Sim, absolutamente todos os tipos de pele necessitam desses três procedimentos, cada qual com os produtos específicos para a sua modalidade;

FPS - Sem qualquer exceção, a proteção solar é indispensável para manter todos os nutrientes da pele e não alterar o seu aspecto, prevenindo também o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças devido à exposição ao sol.

Oil-Free - Bem, esse fator é pessoal. Particularmente eu não recomendaria produtos com óleo a nenhum tipo de pele (acho desnecessário e não me agrada o acabamento da maioria dos produtos oleosos), talvez à pele seca, mas é como eu disse, a opção é pessoal.

Retirar toda a maquiagem antes de dormir - esse procedimento é ESSENCIAL para não deixar os poros obstruídos e afastar o surgimento de acne.

Temperatura da água - O recomendável é lavar o rosto com a água em temperatura ambiente, mas esta varia conforme a localidade, não é mesmo? Então o ideal é utilizar água morna à fria, para evitar a remoção do manto hidrolipídico de proteção da pele, que é formado por água e óleo. Portanto, nada de limpeza exagerada e uso de buchas ásperas no rosto. "A temperatura da água não deve ser quente para não retirar essa capa protetora e ressecar a superfície. Isso vale inclusive para as peles oleosas, pois o ressecamento excessivo provoca nelas um efeito rebote e leva à produção maior de gordura para compensar", salienta Solange Pistori Teixeira, dermatologista pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.Máscaras de limpeza e esfoliantes funcionam como tratamentos complementares ajudando a remover as células mortas, podendo ser utilizados até 2 vezes por semana.

Esfoliação - Máscaras de limpeza e esfoliantes funcionam como tratamentos complementares ajudando a remover as células mortas. Podem ser utilizadas até 2 vezes por semana. É de se ressaltar que a pele seca também necessita de renovação celular, porém opte por cosméticos menos abrasivos e que possibilitem a hidratação da cútis, limitando a uma frequência menor desses procedimentos para esse tipo de pele.

Ingerir Líquidos - Principalmente água. Beber líquidos como sucos desintoxicantes, refrescantes e água é essencial para a hidratação da pele, agindo de dentro para fora na formação dos tecidos;

Evitar maus hábitos - Este quesito merece atenção especial. Fumar retarda o fluxo sanguíneo da pele, roubando dela oxigênio e nutrientes. Também a deixa com aspecto envelhecido – a boca enruga devido ao ato de tragar a fumaça e apertar os olhos para se proteger dela podem causar várias rugas extras. Beber álcool e cafeína desidrata a pele, caso você decididamente não consiga evitar o desejo de consumí-los,compense  ingerindo bastante água. Ao longo do tempo, o consumo de álcool também pode prejudicar as veias sanguíneas, ocasionando manchas na pele.

DESCANSAR! - Durante o sono é o momento em que sua pele tem para rejuvenescer e relaxar. O estresse gera estragos inclusive na melhor das peles, causando também tantos outros efeitos desagradáveis no resto do corpo. No caso de a pele sofrer alguma exagerada pressão, ela se torna fina e com menor capacidade de auto-regeneração. Dessa forma, uma "simples" acne pode ficar ainda mais grave, após começarem a coceira, a vermelhidão e a eczema. Portanto, procure se acalmar.

***Dica: Aplique em até 3 min após o banho o hidratante (corporal ou facial) de sua preferência. Neste período a pele, ainda com os poros dilatados, aproveita melhor os nutrientes do hidratante sem a interferência da produção natural de óleo.


Em complementação ao assunto, vale citar um site que tem contribuído para o meu aprendizado não somente sobre a pele, mas também no quesito estética em geral. Trata-se do Negócio Estética, o site conta com uma gama de profissionais graduados e especializados nas áreas da cosmiatria, cosmetologia, farmácia, fisioterapia, personal, administração, etc. A equipe conta com cerca de 30 colunistas, com postagens diárias e mais de uma postagem por dia (proporcional ao número de colunistas, não é mesmo?). Deem uma passadinha lá, tem um monte de informação bacana sobre diversos assuntos do mundo estético, inclusive sobre empreendedorismo!

Por fim, para quem gosta do tema e se interessa em pesquisar a respeito, abaixo listei alguns conteúdos que achei interessantes e de fácil entendimento:

SciELO BR - Fotoproteção e Exercício Físico
Cuidados com a pele
Mercado Livre - Guia: Pele - tipos e características

Então, descobriu qual é o seu tipo de pele? Vocês têm utilizado os produtos corretos para tratá-la? Deixe nos comentários caso haja algum produtinho que você use e recomende!

É o que temos por hoje! Gostaram? Acompanhem os demais posts, que em breve voltarei com mais informações e dicas!

Beeijos!!

2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...